O SINDSSE/DF vem a público, prestar solidariedade ao Agente Socioeducativo (ATRS), que está lotado na Unidade de Internação de Santa Maria, e que foi covardemente agredido durante a fuga de quinze internos da unidade, ocorrida no dia 18 de julho de 2014. Mesmo bastante ferido, com um gesto de bravura, o servidor ajudou na captura de alguns fugitivos. Destacamos também a coragem dos demais servidores do plantão que ajudaram a equipe do módulo durante a contenção dos internos.
Também, repudiamos as declarações infundadas feitas pela Secretária da Criança do Distrito Federal durante uma entrevista ao vivo em uma rede de televisão. Por muitas vezes, já foi explicitado para a Secretaria, por meio de ofícios e reuniões, sobre os problemas vividos no Sistema Socioeducativo, principalmente nas novas Unidades de Internação. Os problemas estruturais e a falta de investimento em segurança foram fatores determinantes para a fuga dos internos. Porém, a secretária tentou desviar o foco da real causa da fuga alegando que houve falha de procedimento dos servidores.
O sindicato está elaborando um dossiê com a colaboração de alguns servidores sobre todos os problemas enfrentados no G.A.O e nas unidades de internação, em especial Santa Maria e São Sebastiao, visando ingressar com denúncias junto aos órgãos de fiscalização.
O SINDSSE/DF reforça a todos os servidores que cumpram integralmente o quantitativo mínimo de servidores por interno previsto no SINASE*, assim como os procedimentos de segurança específicos de cada Unidade. Nossa assessoria jurídica estará à disposição dos filiados para defendê-los contra qualquer ato de assédio moral.
*Quantitativo mínimo de agentes por internos previstos no SINASE:
Deslocamentos internos: mínimo de um agente para cada dois internos.
Deslocamentos externos: mínimo de dois agentes para cada um interno.
Acompanhamento durante atividades internas: mínimo um agente para cada cinco internos.
Precisa-se de mais agentes…Precisamos de CONCURSO.