
FEDERAÇÃO SINDICAL
A diretoria do SINDSSE/DF se reuniu na manhã do dia 23/06/2017 com o Sr. Bruno M. Delpiero, presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo e também Secretário Geral de Comunicação do CONASSE (Conselho Nacional de Entidades Representativas de Trabalhadores do Sistema Socioeducativo) para tratar exclusivamente das questões nacionais como CONASSE e FEDERAÇÃO SINDICAL.
Walter Marques, presidente do SINDSSE/DF, externou o desconforto causado pelo fato da assembleia ter sido marcada na fase de transição de diretorias, explicou a também falta de conhecimento da classe distrital em relação à temática e as dificuldades da nova diretoria em relação à movimentação bancária e questões administrativas, o que inviabilizava a possibilidade de realizarmos uma assembleia nestes dias. Foi assumido o total compromisso da atual diretoria do SINDSSE/DF em participar na construção de qualquer entidade cujo foco seja o fortalecimento dos servidores do socioeducativo nacional.
Bruno Delpiero iniciou sua fala listando os Estados que têm condições legais de participarem da Federação. São eles: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Distrito Federal. Em seguida explicou que a Federação é uma entidade importantíssima para que a representação nacional aconteça de fato, sendo a ferramenta adequada para termos legitimidade ante os Órgãos Federais. Disse também que entendia o momento atualmente vivido pelo sindicato do Distrital Federal e que de forma alguma este deveria atuar sem conhecimento e domínio do tema, e tão pouco, sem repassar todas as informações a nossa base. Bruno esclareceu que o cancelamento da assembleia marcado para o dia 23/06/2017 não prejudicou o projeto de criação da referida Federação e que TEMOS TEMPO HÁBIL PARA INFORMAR À CATEGORIA, FAZER UMA ASSMEBLÉIA E DECIDIR PELA PARTICIPAÇÃO OU NÃO, e assim poderemos contribuir da mesma forma com o projeto se essa for a vontade da maioria.
Bruno explicou que o roteiro de criação da Federação já vinha sendo discutido há meses pelos Estados interessados, e que acreditava que nossa base sindical estava esclarecida sobre o contexto da criação dessa Entidade. Disse ainda que já existem várias federações sindicais e que estas são integradas por várias categorias e classes, porem a ideia da criação da nossa federação é garantir uma Entidade de nível FEDERAL exclusiva do sistema socioeducativo, visto que nossa questão é peculiar e não deve ser confundida com atividades de outras categorias, como os agentes penitenciários por exemplo.
O vice-presidente do SINDSSE/DF Alexandre (Major) questionou sobre qual será a atuação dos delegados que comporão em um primeiro momento a Federação a ser criada, no que foi repassado que o sindicato deverá apresentar dois nomes, aprovados em assembleia, para que estes exerçam a função de delegados junto à Federação Sindical, representando a região do Distrito Federal. O secretário geral do SINDSSE/DF Gustavo solicitou esclarecimentos sobre a situação atual do CONSASSE, perguntou qual será a nossa participação na Entidade e como esta permanecerá após a criação da FEDERAÇÃO. Segundo Bruno, o SINDSSE/DF tem a participação no CONASSE como representante legítimo do Distrito Federal, sendo membro-conselheiro. Esclareceu que o Presidente do CONASSE será mantido até a próxima reunião onde será feita eleição para que se normalize a situação estatutária.
A diretoria do SINDSSE/DF agradeceu os esclarecimentos, se comprometendo a fazer um relatório da reunião para a categoria e também atuar de forma eficiente para concretizarmos a criação da Federação Sindical conforme entender sua base.
Parabéns pela iniciativa dos companheiros, Mato Grosso do Sul estará passando por eleição em outubro para escolha da diretoria do SINDSAD e num futuro próximo esperamos ter condições de montar um sindicato de alma limpa também.