O Sindicato dos Atendentes de Reintegração Social do Distrito Federal, esteve reunido nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2013, com os Secretários de Estado, Wilmar Lacerda e Rejane Pitanga. Após inúmeras reuniões com o corpo técnico da Secretaria de Administração Pública para tratar de diversos assuntos como: Criação da Carreira de Atividade Socioeducativa, insalubridade, adicional noturno, concurso público, funcional, tornou-se imprescindível que agendasse essa reunião para solucionar conflitos de interesses políticos. Este sindicato demonstrou o descontentando da categoria em relação a demora por parte do GDF em solucionar essas demandas que tanto afligem os servidores.
Nesta reunião o Governo do Distrito Federal enviou para este sindicato o cronograma para criação definitiva da Carreira de Atividade Socioeducativa, reafirmando que para o egresso no cargo de Atendente de Reintegração Social no próximo concurso será exigido o nível superior em qualquer área de conhecimento, com a previsão após a criação da carreira em 14 de março de 2014.
Foi informado, ainda, que a Secretaria da Criança do Distrito Federal assumirá a administração total do CESAMI, a partir de 01 de janeiro de 2014 e que seria imprescindível que realizasse um concurso temporário para assumir àquela Unidade. Este sindicato foi contra esse processo! Reafirmamos a necessidade do lançamento do edital de concurso público no início do ano de 2014, porém o GDF alegou que não seria possível enviar o projeto de criação da carreira antes do recesso parlamentar, informou que existem entraves políticos em outras pastas e no outro sindicato, que seria necessário solucionar essa lide com o Governador do Distrito Federal para evitar conflitos e entraves na Câmara Legislativa, como ocorreu no DER. Tanto o Secretário Wilmar Lacerda quanto a Rejane Pitanga reafirmaram que a carreira será criada conforme cronograma acertado com este sindicato e só não lançaram o edital até o momento porque querem que o novo concurso seja para a nova carreira e já com o nível superior.
Em relação a insalubridade as secretarias ficaram sensíveis em solucionar o problema e estão buscando apoio jurídico para pagar esse adicional. Alertou dos riscos que é ficar exposto a atividades insalubres. Afirmou que o GDF irá pagar, porém não querem que esses servidores cometam o mesmo erro dele no passado, quando era funcionário da Embrapa, onde era exposto ao sol, a produtos químicos e que sempre lutou para ganhar a insalubridade e não se preocupava em solucionar os problemas que geravam a insalubridade e hoje ele e diversos amigos da Embrapa são vítimas, muitos já morreram devido a doenças, como o câncer, contraídas no local de trabalho.
Outro ponto discutido foi em relação a identificação funcional dos servidores, pediu para esse sindicato enviar, em caráter de urgência, o modelo aprovado para que seja regulamentado em diário oficial e impressa pelo GDF, pedido já enviado.
Alertamos sobre o adicional noturno que para o nosso entendimento estaria sendo pago de forma indevida. Ficaram de verificar esse problema no sistema e caso os valores pagos estivessem inconsistentes, que seriam corrigidos.
Este sindicato está confiante na criação da carreira, estamos focados nessa demanda! Temos muito a conquistar como a aposentadoria especial, melhores condições de trabalho, enfim, diversas outras demandas, mas entendemos que primeiro é preciso organizar a casa, criar a carreira, lutar pelo nível superior para crescermos e que sejamos tratados de forma paritária com os demais cargos de nível superior do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal.
Por fim, ressaltamos que 2014 é ano eleitoral e defenderemos que TODOS os nossos pleitos sejam atendidos.
“Sindicato forte se faz com a mobilização da categoria.”
Então quer dizer que não haverá concurso p/ Agente de Reintegração Social (ATRS) em 2014?
Pelo visto não, pq como tem o prazo eleitoral, todas as etapas do concurso, teria que ser realizada até Junho, procede?
Isso é um absurdooooo, tem que haver esse concurso em 2014!
Como está a situação dos candidatos que ficou com 73 e 74 pontos?
Esta informação não procede, pois segundo o governo, só está esperando a criação da carreira para lançar o concurso do SSE. Previsão de ainda ser lançado no primeiro semestre.
Tb acho que deve haver esse concurso em 2014!
Vamos lá sindicato, vamos reinvindicar isso, é necessário esse concurso p/ 2014.
Tudo está caminhando para ter concurso ainda no primeiro semestre de 2014.
Parabens colegas! Muitas vitorias ainda virao!
Amigo Felipe, a proibição para ano eleitoral é apenas para nomear. Podem ser realizadas todas as etapas de um concurso público normalmente. Sugiro que o senhor pesquise e saiba as datas corretamente da proibição de nomear, e mesmo assim essa proibição tem suas exceções que foi o caso da 1ª chamada de concurso de 2010 que foi nomeada no período eleitoral.
Lei 9.504/1997 (Lei Geral das Eleições) sobre o assunto:
Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
(…)
V – nomear, contratar ou de qualquer forma admitir (…) servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados:
(…)
b) a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;
c) a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo;
d) a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo;
obs.é possível a realização de concurso público em qualquer mês de ano eleitoral. O que a lei veda, em certas circunstâncias, é a admissão, em ano de eleições, dos novos agentes públicos aprovados.
Como fica a situação dos técnicos administrativos? Afinal sempre ficamos de lado.
Os técnicos administrativos que hoje se encontram lotados no SSE, poderão optar em continuar no sistema, somente os técnicos q não estão lotados no SSE que não poderão fazer parte da nova carreira.
Seria exigido também nível superior para os técnicos administrativos, tornando-se analista administrativos ao invés de somente técnicos?
Como irá ficar a situação dos técnicos administrivos nesse caso?
E QUANTO AOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO??? PORQUE NÃO NOMEÁ-LOS PARA SUPRIR ESSA CARÊNCIA???
O cadastro reserva já foi zerado para todos os cargos, faltando somente os sub judices.
A VALIDADE DO CONCURSO DE 2010 EXPIRA EM 08 DE SETEMBRO DE 2014, PORQUE NÃO CHAMAR OS APROVADOS? E QUANTO AS NOVAS UNIDADES QUE SERÃO CONSTRUÍDAS? VÃO ESPERAR TODOS OS TRÂMITES DO NOVO CONCURSO SENDO QUE TEM APROVADOS ESPERANDO A VAGA?
EDITAL Nº 64 DO CONCURSO PÚBLICO 2/2010 – SEJUS, DE 3 DE MAIO DE 2012.
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE VALIDADE O SECRETÁRIO DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no Decreto nº 21.688 de 07 de novembro de 2000 e posteriores alterações, e tendo em vista o disposto no artigo 19, inciso III, da Lei Orgânica do Distrito Federal, bem como no subitem 14.10 do Edital Normativo nº 2/2010 – SEJUS, publicado no DODF nº 18, de 27 de janeiro de 2010, RESOLVE: PRORROGAR por mais 2 (dois) anos, a contar de 08 de setembro de 2012, o prazo de validade do concurso público para preenchimento de vagas no cargo de Atendente de Reintegração Social, objeto do Edital de Resultado Final nº 25, do Concurso Público 2/2010-SEJUS, de 3 de setembro de 2010, publicado no DODF nº 172, de 8 de setembro de 2010.
WILMAR LACERDA
E a carreira virou lendaaaaaaaaaaaaaaa… Nunca acreditei nas falsas promessas do GDF!
Gostaria de saber qual a posição, apoio, rejeita etc a respeito da situação dos 74 pontos que estão na justiça até hoje, sem definição alguma. o sindicato dará algum apoio à esses colegas?
Quero ver quando chegar o dia 14 de março, o que realment vai acontecer…Se vai haver a criação mesmo e liberar esse edital do concurso, ou mais uma vez vão ficar enrolando com adiações.