
Após a paralisação dos servidores da Unidade de Internação de Planaltina, nos últimos dias 26 e 27 de janeiro, devido à desativação do posto da Policia Militar da unidade, amanhã, dia 28, a Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE também paralisa os serviços devido a falta de segurança em decorrência da desativação do posto policial.
O posto da PM da Unidade de Internação do Recanto das Emas funcionava 24 horas por dia. Desde o mês de novembro de 2015, o funcionamento do posto estava reduzido ao período diurno. Ontem, 27 de janeiro de 2016, o posto foi totalmente desativado.
Vale salientar que o GDF está descumprindo o acordo de retorno da última greve, pois o próprio governador garantiu a instalações de postos policiais nas unidades de São Sebastião e Santa Maria. Além de não instalar os postos nessas unidades, o GDF ainda retirou de onde havia, como é o caso das unidades de Planaltina e do Recanto das Emas. Na Unidade de Internação de Planaltina, após a paralisação dos servidores em decorrência da falta de segurança, o comandante da PM da região voltou atrás e reativou o posto no período integral. Já na Unidade de Internação do Recanto das Emas, o posto está totalmente desativado desde ontem.
As unidades de internação são passíveis de diversos atos criminosos em decorrência do cumprimento das medidas socioeducativas cumpridas nesses locais. Há registros de ameaça de invasão, ex-interno já veio à porta da unidade com o objetivo de matar um agente, servidores já foram vítimas de desacato e ameaça na porta da unidade. Graças a Deus e a presença da Polícia Militar, muitas tragédias foram evitadas.
O direito à segurança é assegurado no Art. 5º da Constituição Federal. Nada nem ninguém está acima dela. Devido a desativação do posto, os servidores e socioeducandos se encontramos totalmente vulneráveis. Portanto, enquanto não houver o retorno do posto 24 horas da PM, os serviços da unidade ficarão paralisados, inclusive com prejuízo das visitas de familiares aos socioeducandos.
A insegurança toma conta do Sistema Socioeducativo do DF! É o GDF demonstrando o descaso com os servidores e socioeducandos.
SINDSSE/DF – ” Sindicato forte se faz com a mobilização da categoria.”