17 de janeiro de 2025

9 thoughts on “Desabafo de uma Agente Socioeducativa

  1. Complementando a explanação da nossa colega Elen sobre a nossa função. Realmente, somos multiprofissionais, pois temos a incumbência de suprir as falhas de vários profissionais do sistema socioeducativo. Educamos, salvamos vidas, gerenciamos conflitos, somos praticamente heróis, lidamos com pessoas tomadas por vários conflitos externos e interno, com diferentes realidades e problemas sociais. São imediatistas e sem limites. São sujeitos ativos e passivos de violência, muitos com o livre arbítrio reduzido, sempre andando em um linha tênue entre a ressocialização e o ato infracional. E lá está o Agente Socioeducativo na linha de frente, aconselhando, tentando suprir um atendimento psicossocial falho. Somos praticamente como pais e mães adotivos escolhidos por um sistema socioeducativo. Sempre na luta, tentando resgatar os valores e os princípios perdidos ou implantar o que nunca existiu. Somos guerreiros para, em momentos de risco, salvar os socioeducandos como pais quando salvam a sua cria, tendo apenas o vinculo funcional. Levamos para escola, para cursos de profissionalização, hospital, para tirar documentos e entre outras atribuições inerentes aos pais. Lidamos com adolescentes sem nenhuma estrutura familiar e tentamos construir algo que praticamente nunca existiu ou que foi construído de uma forma distorcida. Tentamos convencê-los da possibilidade de se ter um futuro promissor e que a criminalidade não é uma forma de ascensão social e de poder, e sim, algo responsável pela sua restrição de liberdade. A nossa inteligência emocional é testada o tempo todo, temos que ser firmes para disciplinar, educar, impor limites, mesmo que muitas vezes sejamos ameaçados. Somos responsáveis pela educação que seus pais não conseguiram dar, e alguns casos, mudar uma educação deturpada pré-determinada, dificultando ainda mais o nosso trabalho de ressocialização. Temos a cada dia de trabalho, uma luta diária para mudar essa realidade de criminalidade, fazemos um trabalho árduo para retornar à sociedade adolescentes ressocializados e qualificados para o mercado de trabalho. Pela a nossa complexidade de atribuições e riscos somos dignos de receber melhorias de trabalho e um plano de carreira compatível com nossas atividades. Os agentes socioeducativos executam uma atividade de grande complexidade que afeta toda a sociedade, e a nossa categoria deve ser respeitada. Aprovação do plano de carreira JÁ!!

    1. Boa tarde, è um trabalho àrduo, uma profissao muito perigosa lutar com esses adolescentes no dia a dia pondo a sua integridade fisica em risco.Sao seres humanos que vem de um lar desestruturado, desajustado, sem ter recebido educaçao familiar, escolar, sem moradia,alimentaçao, vivendo uma vida de misarabilidade. Os agentes têm o direito sim de portarem armas de fogo mesmo nao em serviços porque a qualquer momento podem sofrer um atentado contra sua pròpria vida.

  2. Vem cá, com as duas explanações não dá para começar a se perguntar se o que estamos ganhando não está muito pouco para o tanto de atribuições, pouco reconhecidas? Plano de Carreira Já!

  3. Os nossos Agentes foram extremamente pontuais ao evidenciarem a complexidade das nossas tarefas cotidianas.
    Parabéns, Senhrores Agentes.

  4. gostaria de dizer para os que não são a favor do direito ao porte de arma que poderíamos pensar como aquela máxima que diz: POSSO NÃO CONCORDAR COM QUE VOCÊ DIZ ,MAS VOU LUTAR ATÉ O ULTIMO SUSPIRO PELO SEU DIREITO DE FALAR. Estamos todos no mesmo barco e necessariamente alguns têm que utilizar o remo .

  5. Na última terça – feira eu, assim como muitos agentes, estava na frente da CL para a possível derrubada do veto do governador ao nosso porte de arma. Me senti um palhaço naquele dia. O que políticos como Dr. Michel, Eliana Pedrosa, Joe Vale, Reguffe e outros que não me lembro por agora, fizeram com todos nós que estávamos lá foi uma palhaçada. Para os que não estavam lá, e não sabem do que estou falando foi o seguinte: Esses deputados já citados por mim, ao pedirem a palavra vieram com o discurso muito bonito que eram totalmente a favor à derrubada do veto do governador, e que estavam junto à categoria nessa luta.
    Balela. Na hora da chamada nominal para verificação do quórum para se dar o inicio as votações da Casa, a única deputada presente foi a Celina Leão, os outros, inesplicavelmente sumiram do plenário e nós, mais uma vez, fomos ludibriados. Senhores deputados ano que vem nos lembraremos disso. Deputada Celina Leão, nos lembraremos de Vossa Excelencia também que é á única comprometida com nossa causa, obrigado Deputada.

  6. Temos é que lutar contra as retaliações neste sistema. Recentemente fui injustiçado; removido de minha Unidade por não concordar com chefes que humilham o servidor (para ficar bem visto com a subsecretária) e cometem desvios de mercadorias no sistema. Se o Ministério Público não intervém, eles estariam sambando em cima do servidor até hoje. O MP afastou todos os três. Pau na mulera desses caras que vendem até a alma para o demo por um cargo comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *