
Os presidentes dos sindicatos de Brasília se reuniram na manhã do dia 20/09/2017 com o Govervo. Além dos sindicatos, a reunião contava com a presença do Secretário da Fazenda, Chefe da Casa Civil, Secretária de Planejamento e Presidente do IPREV.
A reunião iniciou com apresentação do Sr. Adler Alves, presidente do IPREV, onde ele mostrou a dificuldade financeira do Governador em equilibrar a administração do Fundo Financeiro. Como alternativa, ele apresentou a unificação do Fundo Financeiro com o Fundo Capitalizado. Esta é a tônica do PLC 122.
Após, passou-se a palavra para os presidentes dos sindicatos.
O SINDSSE/DF, representado pelo Presidente Walter Marques e o Diretor Wagner, corroborou com o entendimento dos demais presidentes e defende:
1. Que é nítido o problema do Fundo Financeiro, e somos sensíveis a ele.
2. A alternativa de unificação do Fundo Financeiro e o Fundo Captalizado só irá fragilizar o fundo Capitalizado e não resolverá o problema.
3. A alteração apresentada pelo governo irá resolver o problema, apenas deste governo, ficando os próximos governos com problema semelhante ou pior, uma vez que os dois fundos ficarão comprometidos.
4. Ficou nítido que o problema do Fundo Financeiro foi causado por má gestão de governos passados, e nos causa estranheza que o governo sendo responsável por esta situação, queira resolve-la utilizando a reserva dos servidores.
5. A tentativa do governo de aprovar o PLC na Câmara Legislativa, em caráter de urgência, deixa nítida a falta de respeito com os servidores e a negativa de voz a quem, necessariamente tem que ser ouvido, os servidores, por meio de seus representantes, os sindicatos.
6. Esta reunião foi o primeiro contato com os sindicatos, infelizmente ocorreu após todo desgaste provocado pelo PLC 122, ou seja, primeiro o Governador tentou fazer o PLC descer “guela a baixo”, depois, que não conseguiu ele veio conversar.
7. Os sindicatos apostam na busca de uma alternativa que resolva, de fato, o problema do Fundo Financeiro, não esta que joga o rombo nas costas dos servidores e problema para o próximo governo.
8. Os presidentes dos sindicatos rejeitam qualquer tentativa de solução que não seja debatida e consensuada com os sindicatos, legítimos representantes dos servidores do DF.
Logo à tarde, se iniciou a Comissão Geral na CLDF para debater o PLC 122 e os seus substitutivos.
Analisamos o momento como crítico, nacionalmente e até mundialmente, em relação à previdência, porém não podemos aceitar que decisões sejam tomadas prejudicando e suprimindo direitos. É preciso buscar alternativas em conjunto para reagir com responsabilidade a crise que assola nossa capital.
Solicitamos aos servidores que se mantenham unidos e alertas. Nossa diretoria tem se debruçado na defesa desta temática, mas informa que a tônica tem sido de ataque ao servidor público, por meio de criação de um senso comum mentiroso onde tentam culpabilizar os servidores pelas mazelas do governo, causadas, principalmente pela má gerencia do Estado.
“Independente de qual governo cometeu equívocos, não são os servidores os culpados. Unidos poderemos proteger mais o serviço público e também garantir nossos direitos.” disse Walter Marques, presidente do Sindsse/DF
Diretoria SindSSE/DF
“União é Força”
“Juntos somos mais fortes”
“SindSSEDF na luta”
Filie-se:
Cadastre-se em nossos canais de comunicação:
Site: https://www.sindssedf.org.br/
WhatsApp: +55 61 9913-9309
E-mail: Sindssedf@gmail.com
YouTube: httpss://m.youtube.com/channel/UCDWpFjFFX8b6a9VkvlnovKA
Fanpage: httpss://m.facebook.com/sindssedf/