
O SINDSSE/DF, nas pessoas do presidente Walter Marques e do vice Alexandre Rodrigues, se reuniu nesta quinta-feira (03/08/2017) com servidores lotados nas diversas Unidades de Atendimento em Meio Aberto – UAMA’S na qual compõem o Sistema Socioeducativo com o intuito de apresentação do sindicato, mas principalmente para escutarmos os anseios dos colegas que fazem parte desta medida e anotarmos as diversas demandas inerentes a esses trabalhadores.
As falas foram iniciadas pelo presidente Walter Marques no que externou a importância do fortalecimento da nossa base para termos a possibilidade de obtermos sucesso em qualquer futura reivindicação que venhamos a traçar como objetivo. Enalteceu ainda a relevância das UAMA’S para o bom andamento das políticas que visam a socioeducação e da participação dos servidores desse setor nas demandas da carreira.
Walter destacou também o baixo índice participativo dos servidores das UAMA’S nas reivindicações, reuniões e paralisações em busca de melhorias para a categoria. Neste momento foi passada a palavra aos colegas dessas unidades que atuam em meio aberto nos quais repassaram as seguintes demandas:
– Esvaziamento crônico das UAMA’S;
– Publicidade das atividades do Grupo de Trabalho criado para a viabilização de fluxo;
– Definição de competências com o intuito de extinguir alguns conflitos de atribuições;
– Retorno da “dupla de referência”;
– Criação de Unidades próprias. Existe lei regulamentando a criação dessas Unidades, porém não está sendo cumprida. Exemplo das Unidades de Ceilandia Sul e Norte que funcionam no mesmo espaço;
– Não há segurança nos atendimentos, pois faltam agentes;
– Capacitação continuada de servidores;
– Dificuldade em realizar as convocações;
– Não existe a guarda patrimonial;
– Inclusão no processo de insalubridade;
– O esvaziamento de agentes está inviabilizando os atendimentos;
– Risco iminente no aumento de demandas reprimidas;
– Devolução de servidores realocados em outras Unidades;
– Precarização das medidas em meio aberto;
– Reconvocação de servidores cedidos a outros órgãos;
– Obrigatoriedade do servidor em optar pelo regime de 30 horas quando este escolher uma UAMA como lotação.
O SINDSSE/DF está atento a toda essa problemática na qual as UAMA’S estão sendo vítimas e não deixaremos esses servidores sozinhos em suas justas reivindicações para a melhoria de seu ambiente de trabalho.
#uniãoéforça