
O Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal-SINDSSE/DF, legítimo representante dos servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal, vem expor aos servidores que está à disposição para discutir as medidas a serem tomadas quanto aos seus pleitos junto ao governo.
Na gestão passada, houve a criação da Carreira Socioeducativa, com uma grande mobilização dos servidores que, até aquele momento, eram vinculados à Carreira de Assistência Social, mas que trabalhavam na execução do Sistema Nacional Atendimento Socioeducativo – SINASE. Conseguiram, então, que o GDF enviasse à Câmara Legislativa o Projeto de Lei 1851/2014, visando sua aprovação, que, em consequência, passaria esses servidores à nova carreira criada.
Por parte dos servidores da Carreira de Assistência Social que não executavam as medidas socioeducativas, houve resistência quanto à conquista dos servidores da Carreira Socioeducativa, resistência essa encabeçada pelo Sindsasc e pelo Fórum de Justiça Juvenil, movimento criado com um pano de fundo de discussão das medidas, mas que na realidade foi idealizado, naquele momento, na tentativa de tentar barrar a criação da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal.
Com a criação da Carreira Socioeducativa, criou-se o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa, entidade sem fins lucrativos registrada em cartório e que conta com a solicitação de carta sindical no MTE, de número 46.206.103068/2014-18, aguardando-se os prazos legais e os trâmites necessários para que se possa ter esse ato administrativo finalizado, ato esse que, enquanto não se finaliza, de acordo com a Lei, não impede que o SINDSSE/DF atue em sua base, mas assegura que não haja mais de um sindicato atuando na mesma base territorial, conforme artigo 8, inciso II, da Constituição Federal.
O SINDSSE/DF entende que a reunião realizada hoje, 13/02/2015, na sede da Secretaria, demandada pelo Fórum de Justiça Juvenil e pelo Sindsasc, sindicato que representa os servidores da Carreira de Assistência Social, foi uma tentativa de conter mais uma grande conquista alcançada pela categoria, que se deu com a possibilidade de os próprios servidores do Sistema Socioedcativo poderem indicar os servidores efetivos que desejam ter como gestores das Unidades em que atuam. Esse processo de indicação de nomes de servidores para os cargos de Diretor e Vice-Diretor das unidades de internação e de Gerente e de Assessor Técnico das unidades de semiliberdade, organizado pelo SINDSSE/DF, atendeu o direcionamento da Secretária Dra. Jane Klébia, tendo em seu processo de construção a participação de vários servidores efetivos representantes dos diferentes cargos da Carreira.
A tentativa de desconstruir esse processo que vem acontecendo de modo completamente aberto e democrático, como houve outrora a tentativa de impedir a criação da Carreira Socioeducativa, só prejudica o avanço das ações que visam a qualificação do Sistema como um todo, desde melhorias para os servidores que nele atuam, como principalmente o atendimento de excelência de modo a garantir direitos dos nossos socioeducandos.
Em reunião com a Comissão Eleitoral responsável pelo processo de indicação de nomes em questão, realizada após a reunião na Secretaria, definiu-se que não mais divulgaremos hoje os inscritos para os pleitos, tendo em vista que, devido a diversos boatos disseminados nas duas últimas semanas por grupos contrários ao SINDSSE/DF, alguns servidores interessados em participar, montando suas chapas, acabaram por não fazê-lo, uma vez que se confundiram com a (não) veracidade de tais boatos e conversas informais e distorcidas sobre o processo gerada por esse grupo.
Informamos, finalmente, que até o dia 23 de fevereiro de 2015 socializaremos no site do Sindicato um novo cronograma de inscrição, com nova data para a eleição. As chapas já inscritas valerão para o novo pleito, não havendo a necessidade de reinscrição.
Aproveitamos para lembrar a todos os servidores que o atual processo de indicação de nomes foi devidamente legitimado pela Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, e que qualquer tentativa de desqualificá-lo somente prejudicará o próprio Sistema.
SINDSSE/DF- “Sindicato forte se faz com mobilização da categoria!”
Na Unidade de Internação do Recanto Das Emas, em que momento aconteceu a indicação de Especialista?
oi pessoal, acho interessante essa eleição, mas tenho algumas dúvidas…. depois de eleitos, foi definido o prazo que ficariam nas direções? existe um mandato? com estabilidade? com ou sem recondução? caso seja uma direção ruim, quais os critérios para deposição? poderia ocorrer reeleição? se positivo, quantas seguidas? se negativo, quanto tempo para a mesma pessoa se candidatar novamente?