No último dia 28 de novembro de 2014 a Secretaria da Criança recebeu ofício do Doutor Renato Barão Varalda, Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, recomendando a implementação do Plano de Segurança Socioeducativo.
De acordo com o documento, Doutor Renato verificou, em visita as unidades de internação do SSE/DF, que cada unidade pratica de forma diferente os procedimentos de segurança . Ao verificar essa disformidade recomendou a Secretaria da Criança, pasta onde hoje encontra-se as Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, que fosse realizado, se possível em fevereiro, o I Fórum de Segurança Socioeducativo do DF para deliberação e padronização dos procedimentos em todo o SSE/DF, tomando-se como base o Plano de Segurança Socioeducativo elaborado pela equipe de segurança da UNIRE.
No ofício o Promotor parabenizou os servidores Valdigne Baia e André Teles que trabalharam na elaboração do Plano de Segurança Socioeducativo, que já encontra-se em vigor na UNIRE.
Esse plano foi encabeçado pelos ATRS citado pelo Promotor e contou com a colaboração de toda a equipe de segurança da UNIRE, sua discussão e implementação em todas as unidades trará uma padronização quanto a segurança do SSE/DF, parabéns a todos os colegas ATRS envolvidos nesse projeto, estamos caminhando, com o esforço dos servidores, para um salto de qualidade nos trabalhos realizados nas unidades socioeducativas do DF.
Abaixo segue cópia do ofício encaminhado a SECRI.