Devido à cobrança de diversos servidores sobre a fase de transição, a nova diretoria do SINDSSE-DF se reuniu extraordinariamente para esclarecer que até o momento a transição não foi concluída devido aos seguintes fatos:
- Houve duas reuniões entre a Chapa 2 e os então diretores do sindicato, Cristiano Torres e Lucian, e uma com o diretor administrativo financeiro, Waldimar Em nossa primeira reunião solicitamos relatórios sobre todos os serviços, contratos e convênios, bem como, das pautas que estavam em discussão pela antiga diretoria. Nesta, nos foi informado que os relatórios seriam elaborados pelo Sr. Waldimar; Que o Sr. Cristiano Torres Dantas continuaria presidindo o CONASSE até outubro de 2017 (segundo o Cristiano esta foi uma decisão do colegiado) e nos foi informado também que deveríamos realizar uma assembleia, marcada pela então diretoria no dia 19/05/2017, para a fundação de uma Federação Sindical, agendada para o dia 23 de junho de 2017, com publicação e local pré estabelecidos.
- Em nossa reunião com o Sr. Waldimar, este nos repassou as contas e a situação financeira do sindicato. Observamos uma disparidade nos valores das contas telefônicas da empresa Claro, pois apenas uma, estava em torno de R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais), oriundos, segundo ele, de multas ou cobranças duplicada de aparelhos telefônicos, o que nos levou a solicitar o imediato cancelamento deste serviço. Ratificamos a solicitação dos relatórios. O Sr. Waldimar informou que solicitaria à secretaria que elaborasse os relatórios referentes aos contratos do SINDSSE-DF.
- Cobramos a realização de nova reunião com a, então, diretoria do sindicato, via novo ofício e ratificamos as solicitações de relatórios relativos, principalmente, as atuações em pautas, para assim darmos continuidade a tais demandas. Recebemos nesta ultima reunião apenas relatórios dos contratos.
- De posse da ata, no dia 12 de junho, fomos informados que a ata estava incorreta e deveria existir outra ata das eleições, elaborada pela comissão eleitoral. Tal fato fez com que ficássemos impedidos de movimentar a conta bancaria do sindicato, o que levou o sindicato a ficar inadimplente com varias empresas e serviços, salvo as contas que foram pagas com recursos próprios para minimizar os prejuízos.
- Ressaltamos que o Sr. Waldimar, apesar de não ser citado pela então diretoria nos textos em que relatam a transição, foi quem, de fato, mostrou grande empenho em resolver a situação, nos acompanhando no banco e orientando sobre os procedimentos cartoriais.
- De posse das atas procuramos o cartório em 19 de junho, onde fomos informados que o Sr. Cristiano Torres que deveria ter comparecido ao cartório com requerimento assinado por este, para assim efetivar o devido registro da nova diretoria.
- Em relação ao CONASSE, conseguimos uma copia do estatuto sem as devidas assinaturas com um integrante de outro estado. Após a posse fomos informados que os documentos relativos ao CONASSE foram retirados da sede do sindicato pelo Sr. Cristiano Torres, atual presidente do CONASSE. Contudo, acreditávamos que teríamos acesso a tais documentos o que nos possibilitaria o conhecimento da dinâmica da instituição. Algumas atas nos foram passadas após cobranças do Sr. Walter no grupo de WhatsApp dos membros do CONASSE.
- Acreditamos que entre as eleições e a posse da diretoria é um momento inadequado para se tomar decisões relativas ao CONASSE, para convocar assembléia sobre fundação de um a Federação Sindical, para se alterar valores contratuais.
- Até o momento esta diretoria está empenhada em resolver definitivamente e efetivar a transição. Só assim, poderemos realizar os pagamentos devidos e assumirmos de fato a Direção do Sindicato. No dia 20/06/2017 o Sr. Cristiano Torres e o Sr. Lucian da Rocha compareceram na sede do Sindicato e assinaram os documentos restantes.
Por fim, evidenciamos que só recebemos relatórios superficiais relativos aos contratos. Não recebemos nenhuma informação sobre as demandas e pautas locais e nacionais que deveriam estar em andamento. E que é um engano concluir que a posse aconteceu em nossa ultima reunião no dia 10 de junho, pois esta só se efetivará com o registro das atas, que acreditamos conseguir no dia 21/06/2017.