
Na última terça-feira (23), a diretoria executiva do SINDSSE-DF esteve presente na inauguração do espaço KIDS da Unidade de Internação de Brazlândia (UIBRA).
Este lindo projeto foi idealizado pelos Agentes Socioeducativos Katia Piaulino Rodrigues e Mauro Alves Martins Júnior, que atualmente exercem o cargo de Coordenadores do Plantão II na UIBRA. O espaço foi criado com o intuito de prestar um melhor atendimento às crianças durante o momento de visita aos internos.
As visitas familiares especiais ocorrem às terças-feiras e recebem menores de idade, acompanhados de seus responsáveis legais. Nesse dia, muitas crianças entram na Unidade, após devido processo de segurança obrigatório (revista pessoal tanto das crianças como de seus respectivos responsáveis) e são encaminhadas para o local onde ocorre a visita a seus familiares. Os quais encontram-se acautelados na Unidade em cumprimento de Medida de Internação Estrita.



Na UIBRA não havia um espaço adequado para receber essas crianças. Os coordenadores, ao observarem a dinâmica das crianças nos dias de visitas, sugeriram à Direção da Unidade a criação de um espaço mais adequado e acolhedor para receber esse público infantil.
A coordenação do Plantão II juntamente com sua equipe de apoio, que atualmente é composta pelos servidores Hiago Nogueira, Nayche Lima e Diego Porto, também com o apoio da servidora Sandra Midori do Plantão IV, montaram uma força tarefa para criação desse espaço.
O objetivo da iniciativa é construir um espaço humanizado para as crianças, transformando o momento da visita em um momento lúdico e acolhedor. Nesse sentido, as crianças, quando em visitas a seus pais ou irmãos, acompanhadas de suas mães e/ou responsáveis legais, encontrarão brinquedos e livros para que possam viver um momento de descontração.
Para a transformação do ambiente buscou-se a parceria com a Regional de Ensino de Brazlândia que, através de doações, colaborou com materiais de pintura. Os servidores da própria unidade também contribuíram com a decoração do fraldário, auxiliando na pintura das paredes, na colocação de papel de parede temático, forração e instalação de colchonete para trocas de fraldas de forma confortável e segura, disponibilização de brinquedos, instalação de EVA no espaço KIDS, além da doação de mobília para biblioteca. Os internos também participaram diretamente na adaptação do espaço, realizando atividades como pintura das paredes, organização dos espaços e limpeza.
O Estatuto da Criança e do Adolescente não explicita a necessidade de fraldários ou banheiros familiares, porém, o artigo 18 fala sobre qualquer tratamento constrangedor: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.” Por esse motivo, o Fraldário foi criado para oferecer um espaço com conforto e dignidade para que os responsáveis possam realizar a troca de fraldas das suas crianças.
Com a criação desse espaço da Brinquedoteca e do Fraldário, será possível proporcionar um momento onde possa ocorrer o estreitamento dos laços familiares, onde todos ganham: o interno em restrição de liberdade, a família e a sociedade.
É nosso dever enquanto profissionais zelar pelo bem estar da Comunidade Socioeducativa e prestar um serviço de excelência, não somente aos internos, mas também aos seus familiares. O sindicato articulou juntamente com a Diretoria de Internação (DINT), postos de coleta nas unidades até o dia 28 de abril, e garantiu o transporte das doações ao seu destino.
O SINDSSE-DF parabeniza a bela inciativa da equipe e convida todas as demais Unidades do Sistema Socioeducativo do DF a seguirem este exemplo. Então, se você está desenvolvendo algum projeto na sua unidade, entre em contato conosco.
Fonte: Diretoria de Comunicação.