
A dois anos os agentes socioeducativos de todo o país ficaram chocados com tamanha brutalidade que ocasionou a morte do Agente Socioeducativo Francisco Calixto e até hoje permanecemos de luto.
Calixto foi assassinado, no dia 04 de outubro de 2016, ano que completava 51 anos, por 5 internos durante uma rebelião na unidade socioeducativa de Marília (SP). Os 5 internos, após agredirem Calixto, em um ato brutal, transpassaram uma vassoura em sua garganta.
O fato ocorreu por volta das 21h quando três membros de uma igreja que estavam realizando um culto foram rendidos e colocados de reféns juntamente com mais quatro agentes.
Durante a rebelião 18 internos empreenderam fuga e apenas 3 foram recapturados. Haviam 108 internos na unidade. O efetivo de agentes não foi informado.
Francisco Calixto era querido por seus colegas de trabalho e atuava há 15 anos na Fundação Casa. Infelizmente essa data trágica entrou para a história do sistema socioeducativo.
A profissão do Agente Socioeducativo é sim uma profissão de risco, pois os servidores são expostos a um quantitativo grande de internos, entre 12 e 21 anos de idade, internos que cometeram atos infracionais como homicídio, latrocínio, feminicídio, roubo, tráfico de drogas, internos completamente envolvidos com facções criminosas e com o crime organizado, que não medem as consequências devido a sensação de impunidade.
Em todo o país, devido a uma posição ideológica, os Agentes do Sistema Socioeducativo são renegados e expostos a situações que colocam em risco suas vidas para cumprirem atividades pedagógicas sem equipamentos de proteção individual para redução de danos em unidades com quantitativo de internos acima da capacidade e com uma quantidade aquém de agentes socioeducativo para desempenharem as atividades.
Desde então, realizamos várias lutas coletivas com o intuito de buscar melhorias, a valorização e o reconhecimento dos profissionais que atuam como agentes socioeducativos, contudo o sistema continua o mesmo ou até pior, pois além do carácter ideológico que impede o progresso dos sistemas, não há investimentos, mal investem para se manter o que já tem.
Na capital do país não está muito diferente dos demais Estados, o Governador Rodrigo Rollemberg abandonou o Sistema Socioeducativo a própria sorte e permitiu ainda mais o sucateamento das unidades socioeducativas. Citamos aqui várias as situações de maior gravidade envolvendo os agentes socioeducativos de Brasília, o que demonstra a completa falta de responsabilidade do Estado com a vida e segurança dos servidores ao longo dos anos:
Clique nos links e veja as matérias:
- Internos fizeram um agente socioeducativo refém.
- Agentes socioeducativos denunciam falta de pessoal e risco de rebelião
- Adolescentes tentam matar agente socioeducativo em Ceilândia
- Agente do sistema socioeducativo sofre tentativa de assassinato em Samambaia
- “Vamos arrancar sua cabeça.” Jovens infratores ameaçam servidores
- Agente socioeducativo é assassinado no Recanto das Emas
- Dupla armada cerca viatura do Ciago e liberta interno no Recanto Emas
- Vídeo: Agente do Ciago é assassinado no Recanto das Emas
- Agente é agredido por adolescentes do antigo Caje, no DF
- Rebelião em prisão para menores em Brasília foi controlada
- Nove feridos na rebelião do Caje, em Brasília
- PM põe fim a rebelião em Brasília
- Agentes socioeducativos interceptam carta com ameaça de fuga e morte de servidores
- Interno do sistema socioeducativo foge durante escolta no DF
- Agente socioeducativo sofre corte na testa após tentativa de fuga
- Agente socioeducativo é atacado em carro e suspeita de atentado
- Jovens rendem funcionário de unidade de internação em tentativa de fuga no DF
- Fuga da Unidade de Internação de Santa Maria reflete série de problemas
Dia 04/10! Essa data foi instituída na Câmara dos Deputados como o dia do Agente Socioeducativo! Dia de luta pelos direitos de melhorias das condições de trabalho! Parabéns ao nobres guerreiros e guerreiras que levam esse sistema nas costas e na raça!
Diretoria de Comunicação do SINDSSE/DF.
“Juntos somos mais fortes”
“SindSSEDF na luta”
Cadastre-se em nossos canais de comunicação:
Site: https://www.sindssedf.org.br/
WhatsApp: +55 61 9913-9309
YouTube: httpss://m.youtube.com/channel/UCDWpFjFFX8b6a9VkvlnovKA
Fanpage: httpss://m.facebook.com/sindssedf/
Instagram: httpss://www.instagram.com/sindssedf/
Twitter: httpss://twitter.com/SINDSSEDF
“filie-se e cuide de quem cuida de você.”
Fone: 61-3522-8797 / 3522-8824 | E-mail: sindssedf@gmail.com
A 32 anos trabalho no sistema sócio educativo e posso afirmar que é um jogo de faz de contas.O governo finge que atua com informações positivas sempre. E nós terminamos sempre compactuando mesmo sem querer,pois com tantos políticos que migraram de segurança pública ,que tem conhecimento do que acontece. Esses tbm nada fazem. A culpa é nossa sempre!!! Isso dito por todos e eu tbm acredito que seja pois nada fazemos pra mudar