
No dia 06/02/2017 a categoria se mobilizou para Assembleia com indicativo de greve em frente à Secretaria de Estado de Políticas Para Criança, Adolescente e Juventude – SECRIANÇA, após votação da pauta de negociações uma comissão foi formada para dialogar com o Secretário da pasta.
A comissão se dirigiu a Secretaria e no Gabinete recebemos a informação de que o Secretário Aurélio estava em outra reunião importante e por isso não poderia receber a comissão formada pelo sindicato em assembleia.
Diante do fato, todos os servidores presentes se mostraram revoltados, pois a condições de trabalho no sistema socioeducativo da capital do país é crítica e calamitosa. Dessa forma, o Secretário demonstrou mais uma vez o descaso para com os servidores da pasta.
Ficou nítido também o descaso para com os Jovens atendidos no sistema socioeducativa, seus familiares e com a sociedade em geral, pois o responsável pela pasta, sequer respondeu à assembleia com indicativo de greve convocada e oficiada a Secretaria com antecedência.
Entendemos que o Secretário não só aguardava pela greve, como também não se importava com os resultados dela.
A categoria deliberou por uma manifestação de repúdio aos atos arbitrários da Secriança que perseguem servidores causando-lhes transtornos imensuráveis.
A assembleia repudiou o ato que obrigava os servidores que tiravam licença médica a trabalharem nos dias de folga. (Ato invalidado na justiça)
A assembleia repudiou o ato que obrigava os servidoras grávidas e gestantes a se afastarem da jornada noturna de trabalho. (Ato invalidado na justiça)
A assembleia repudiou ato que obrigava os servidores mais antigos a assumirem cargos comissionado, na vacância destes, sem nomeação e sem o retorno financeiro da atividade. (Ato invalidado na justiça)
A assembleia repudiou o ato que dá dupla punição aos servidores lotados no DISSTAE. (Ação impetrada, sem decisão até o memento)
A assembleia repudiou o ato que retira o horário especial dos atletas que laboram em escala diferenciada do expediente. (Ação impetrada, sem decisão até o momento)
A assembleia então deliberou por entrar em estado de greve e carreata até o Buriti em manifestação de repúdio aos atos arbitrários e ao descaso da Secriança com o Sistema Socioeducativo e por permanecerem no Buriti até serem atendidos, pois se a calamidade do sistema não era urgente e importante para o secretário, para o governo deveria ser.
Desta forma, em carreta partiram para o Buriti, lá foram obrigados a fechar o eixo monumental até serem atendidos, o que ocorreu momentos depois.
O Chefe da Casa Civil, Sr. Sérgio Sampaio, entendeu a urgência do Sistema Socioeducativo e se comprometeu a se empenhar para resolver demandas que aguardamos há anos, pedindo prazo até dia 22/02/2018.
Após negociação com a Casa Civil nova assembleia foi agendada para o dia 28/02/2018 com carreata da secretaria para o Buriti.
No dia 26/02/2008, ocorreu a reunião com a Casa Civil, o SINDSSE/DF e a SECRIANÇA, onde apresentaram as seguintes soluções:
1. Governo Concedeu excepcionalidade para que a própria SECRIANÇA faça suas licitações. Assim não teremos mais justificativa que os processos de compra demoram por conta da burocracia na SEPLAG
2. Empenho total para que saia a identidade funcional do acordo de greve de 2015.
3. Policiamento 24h na Unidade de Internação de São Sebastião.
Obs: Exigimos o Policiamento para as Unidades de Internação do Recanto das Emas, Saída Sistemática e Semiliberdade do Recanto da Emas, devido a grande fluxo de internos nesse local. O Secretário Sérgio Sampaio se comprometeu à atender esta demanda.
4. A Histórica Compra das SUVs – o Secretário Sérgio Sampaio alegou que o processo já estava na Central de Compras e que iria colocar como prioritário.
Obs: O Secretário Sérgio Sampaio alegou que iria dialogar com a Polícia Militar a fim de conseguir, mais veículos para desafogar o SSE/DF. O SINDSSE disse que iria levar a categoria, mas que o ideal é comprarmos nossos próprios veículos adaptados a nossa demanda.
5. Convocação de 242 aprovados nos primeiros seis meses do ano, porém todos sabemos que há urgência nestas contratações uma vez que a precariedade do sistema e o termino do contrato temporário exige. Vamos lutar para que estas contratações saiam todas até março.
6. Inauguração das unidades de Brazlândia e Feminina somente condicionada à convocação de servidores efetivos.
7. Distribuição imediata de 120 rádios Transmissores ponto à ponto, a iniciar no dia 27/02/2018. A compra de mais 70 rádios com a frequência usada pela segurança pública do DF.
8. Mobiliário, o SINDSSE/DF encaminhou o ofício nº 104/2017, informando a necessidade urgente de compra de mobiliário, os especialistas socioeducativos não têm sequer uma mesa para atendimento. O secretário se comprometeu a fazer a compra com celeridade, ainda será definido prazo.
9. Reestruturação da Carreira. No mesmo dia a SECRIANÇA liberou a consulta pública no site, o prazo que seria de 10 dias, foi reduzida para uma semana.
Ressaltamos que o projeto foi concluído pelo GT, que tinha paridade entre os cargos e com a legitimidade da categoria (acompanhado pelo sindicato) há 5 meses. Criticamos a protelação, bem como à insistência da SECRIANÇA em prolongar o processo. A secretaria se comprometeu a colher os resultados da consulta pública e analisar, em conjunto com o SINDSSE/DF e encaminhar ao governo imediatamente. Ainda precisamos lutar para que haja o comprometimento do Governo em aprovar nossa reestruturação.
10. GTIT – o Secretário Sérgio Sampaio tornou a explicar a dificuldade financeira e alertou que nenhuma pauta que tenha impacto financeiro e origine despesa esta sendo apreciada pelo governo. Nós argumentamos que o servidores do sistema socioeducativo estão sendo depreciados e que esta valorização é imprescindível para que criemos um sentimento de satisfação nos servidores. O Chefe da Casa Civil se comprometeu a levar o tema até à governança. Precisamos continuar lutando pela valorização do Sistema Socioeducativo.
Portanto, compareça! Sua presença é muito importante para a vitória da nossa categoria.
União é força!
Diretoria SINDSSE/DF.
“Juntos somos mais fortes”
“SindSSEDF na luta”
Cadastre-se em nossos canais de comunicação:
Site: https://www.sindssedf.org.br/
WhatsApp: +55 61 9913-9309
YouTube: httpss://m.youtube.com/channel/UCDWpFjFFX8b6a9VkvlnovKA
Fanpage: httpss://m.facebook.com/sindssedf/
Instagram: httpss://www.instagram.com/sindssedf/
Twitter: httpss://twitter.com/SINDSSEDF
“filie-se e cuide de quem cuida de você.”