*Os dispositivos desta cartilha obedecem aos princípios da segurança do trabalho e o deliberado em Assembléia no dia 16/10/2011.
* Os agentes deverão seguir rigorosamente.
PROCEDIMENTOS GERAIS
1. Todas as escoltas extramuros de adolescente ou maior de idade em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo, exceto aquela em que seja comprovado o risco de morte, só serão realizada conforme normativa elaborada pela Comissão Paritária constituída pela Portaria nº 308, de 17 de setembro de 2012, publicada no DODF nº 189, de 18 de setembro de 2012, como segue:
1.1 Todas as escoltas programadas deverão ter o máximo de sigilo e ser realizadas com o acompanhamento da PMDF;
1.2 Para o acompanhamento extramuros de adolescente ou maior de idade em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidades de Internação, será obedecido à proporção de dois Agentes para um Interno;
2. Todos servidores que forem chamados para realizar escolta externa deverão:
2.1 Comparecer à sala do Chefe de Plantão, acompanhado de mais dois servidores;
2.2 Confirmar se já tem o apoio da PMDF para realizar a escolta;
2.3 Em não havendo o apoio, o servidor deverá solicitar que seja registrado no livro do C2, que por falta de segurança a escolta não poderá ser realizada, por não ter como garantir a integridade física do adolescente escoltado e do próprio servidor;
2.4 Registrar no livro do módulo o item 2.3, com a presença e assinatura dos outros dois servidores listado no item 2.1.
3. A direção do SIND-ATRS constituirá comissão composta de um advogado para resolver possíveis problemas que ocorram durante a execução da Cartilha;
4. Todos os agentes deverão cumprir sua carga horária de trabalho, plantão ou expediente e cumprir rigorosamente suas funções seguindo o previsto nesta esta Cartilha;
5. Todas as escoltas ou acompanhamentos, em todas as unidades, deverão seguir rigorosamente as orientações desta cartilha.
WALDIMAR DE SOUSA PAZ
Presidente SIND-ATRS
Olá,
Hoje, dia 20/10/2012, demos início ao procedimento de realização de escoltas apenas com a presença da PM, exceto escoltas emergenciais, porém ficou certo que o Sr. Waldimar compareceria ao CAJE para orientar e fixar algumas faixas, fato este que não ocorreu. Vale ressaltar que em momentos como este é indispensável à presença do sindicato, para orientar e dar credibilidade ao movimento. Não é a primeira vez que um movimento é realizado no CAJE, pelo próprio sindicado, e que durante a realização deste nenhum integrante da diretoria comparece. Para amanhã, dia 21/10/2012, já se fala em algo muito maior, porém se for realizada da mesma forma não chegaremos a lugar algum. Precisamos sim do compromisso de todos os servidores em prol da categoria, mas o sindicato tem deixado a desejar com essa falta de organização e em momentos cruciais deixando a categoria na mão, em outras palavras, não querem “dar a cara a tapa”!
Atenciosamente,
Clayton Carvalho
Olá Clayton, sua crítica é mais que válida. Importante termos pessoas como vc que façam críticas construtivas como essa. Vamos tentar sanar essa ausência que vc relatou no dia de amanhça. Apenas querendo esclarecer, hoje nós da diretoria passamos a maior parte do dia no sindicato fazendo reuniões e elaborando estratégias não só para o movimento que iniciou hoje, mas também para as situações emergenciais que surgiram nesses 3 dias. O celular do Waldimar NÃO parou de tocar, o mesmo buscando atender todos os telefonemas resolveu diversas situações hoje, inclusive com deputados e o diretor do CAJE.
A situação que vc explicitou acima se resolverá definitivamente assim que elegermos os DELEGADOS SINDICAIS que estarão presentes nas unidades, somando com a diretoria, que apesar de tentar dar o melhor muitas vezes, deixamos a desejar até mesmo por impossibilidade de estarmos em vários lugares ao mesmo tempo e não não termos ainda os delegados sindicais.
Tem o nosso compromisso que o mais rápido possível estaremos tentando sanar as deficiências que possuímos e além disso ressalto a importância da participação de TODOS nas manifestações/reuniões/movimentos.
Atenciosamente,
Gustavo Anunciaçao de Paula
1º Suplente de Diretoria
Ainda buscando esclarecer, esqueci de mencionar que o sindicato foi no CIAP e no CIAGO para auxiliar no movimento, e em relação ao CAJE, mantivemos contato por celular com duas pessoas(que não posso citar o nome aqui por motivos de segurança) que auxiliaram repassando as orientações.
Clayton, sindicato não é Waldimar muito menos outro da diretoria, o sindicato são todos os servidores juntos, apoiando todos os movimentos. É impossível comparecer em todas as unidades, em todos os plantões ao mesmo tempo. O que acontece é o seguinte, em uma categoria com 1000 servidores, apenas 100 comparecem frequentemente as Assembleias, todas as informações foram dadas lá, postadas no face e no site do sindicato, basta os servidores comparecerem e buscarem as informações. Alguma vez nessa categoria existiu uma instituição que lutou tanto por nós? eu desconheço! Sabe o que acontece, existem muitos para criticar mais na hora de ajudar são poucos, não estou falando de você, é apenas um desabafo. Quero ver até quando vou aguentar a lutar por uma categoria que só pensa em estudar para sair do Sistema e ganhar benefícios nas costas dos poucos que lutam.