
Nós, profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, por meio do SINDSSE-DF – Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal, viemos a público manifestar nosso veemente repúdio à fala da Deputada Federal Erika Kokay (PT). A afirmação de que “apenas o cargo de especialista socioeducativo seria garantidor de direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa” é equivocada, desrespeitosa e distorce perigosamente a realidade do nosso trabalho.
Tal declaração é falsa e desconsidera a complexidade, a integração e a natureza multidisciplinar do trabalho desenvolvido no sistema socioeducativo. O processo de garantia de direitos, a ressocialização e a construção de um futuro para os socioeducandos são resultados do empenho coletivo e interligado de absolutamente todos os cargos que compõem o sistema. Agentes socioeducativos, técnicos socioeducativos, auxiliares socioeducativos e especialistas socioeducativos: cada um desses profissionais desempenha um papel insubstituível e complementar na construção de um ambiente seguro, educativo e humanizado. É por meio dessa sinergia que adolescentes em conflito com a lei têm acesso à escolarização, cursos profissionalizantes e oportunidades reais de reinserção social, incluindo o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.
A Importância Crucial do Sindicato na Defesa da Categoria
A desvalorização e a ignorância sobre o trabalho de tantos profissionais, como demonstrado na fala da Deputada, apenas reforçam a importância fundamental de um sindicato forte e atuante como o SINDSSE-DF. É o sindicato a única entidade legalmente habilitada e com legitimidade para defender, de forma intransigente e coletiva, os direitos e os interesses de toda a categoria. Nossa atuação vai além da representação; ela é a garantia da voz de milhares de servidores que dedicam suas vidas à missão socioeducativa.
Enquanto associações podem ter um papel relevante na promoção de atividades sociais ou culturais, elas não possuem o arcabouço legal e a capacidade de negociação e mobilização para a defesa das pautas trabalhistas, salariais e de condições de trabalho. A luta por reconhecimento, por uma carreira digna e por condições que permitam a excelência no serviço prestado é intrínseca à essência do trabalho sindical. É o sindicato que combate distorções como a proferida pela Deputada, que busca a valorização de todos os elos da cadeia de trabalho e que assegura que a complexidade e a relevância de cada função sejam reconhecidas e respeitadas.
Nosso Compromisso e Exigência de Respeito
A fala da deputada desrespeita não apenas o trabalho árduo e comprometido desses servidores, mas também fragiliza a percepção pública de um sistema que, mesmo diante de diversos desafios e carências, segue promovendo transformação social e cumprindo seu papel crucial na sociedade.
Reiteramos nosso compromisso inabalável com a proteção integral dos adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Exigimos respeito e reconhecimento a todos os profissionais que, diariamente, dedicam suas vidas à complexa e vital missão de garantir direitos e promover a cidadania.
Pelo reconhecimento integral de cada servidor que constrói, diariamente, um sistema socioeducativo mais justo, humano e eficaz. Pela defesa intransigente de todos os nossos direitos e pela valorização de todas as funções que compõem o nosso sistema.
SINDSSE-DF
Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal