
O Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal vem a público manifestar seu posicionamento em relação à recomendação do Ministério Público do Distrito Federal que trata do fechamento da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião.
Embora respeite a atuação do Ministério Público, o Sindicato entende de forma diversa, por acreditar que a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião desempenha um papel fundamental no processo de ressocialização dos adolescentes, oferecendo cursos profissionalizantes, escolarização e atividades socioeducativas que têm apresentado resultados efetivos e relevantes na vida dos adolescentes.
Além disso, a Unidade é considerada uma das mais seguras do sistema socioeducativo, contribuindo para a manutenção da ordem, prevenção de conflitos e construção de oportunidades de reinserção social dos socioeducandos.
O fechamento dessa Unidade poderá representar um retrocesso, gerando prejuízos significativos não apenas à comunidade socioeducativa, mas também à sociedade do Distrito Federal como um todo, que deixaria de contar com um espaço estruturado, seguro e eficaz no cumprimento das medidas socioeducativas.
O Sindicato reafirma seu compromisso com a valorização, o fortalecimento e a melhoria contínua das Unidades já existentes, entendendo que esse é o caminho para alcançar resultados cada vez mais positivos no sistema socioeducativo.
Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal – SINDSSE-DF