
Ainda na terça-feira, dia 23 de abril, a Diretoria Executiva do SINDSSE-DF, reuniu-se na Câmara Legislativa do Distrito Federal com o Deputado Fábio Felix para tratar sobre o alinhamento de demandas da Associação dos Especialistas em relação a proposta de Reestruturação da Carreira Socioeducativa protocolada no último dia 17 de abril.

A reunião foi bastante amistosa onde o presidente do sindicato, Claiton Carlos, teve a oportunidade de apresentar detalhadamente a tabela construída, bem como explanar sobre as limitações orçamentárias e os impactos estrondosos, inclusive simulando vários cenários, caso houvesse qualquer tipo de alteração no projeto.
O deputado ponderou que este não é o momento para entraves políticos e que a solicitação da reunião foi em prol de alinhamento para que não haja óbices ao projeto, já que possivelmente poderemos passar por algum tipo de veto na economia. Diante disso, o presidente do SINDSSE-DF explicou que a intenção do sindicato é trazer similaridade de remuneração para agentes e técnicos socioeducativos em relação à carreiras análogas como Polícia Penal, Civil, entre outras, assim como tem a intenção de trazer equiparação salarial para os especialistas socioeducativos em relação à carreira da Assistência Social.
Foram abordadas questões sobre o Projeto de Lei de Reestruturação, incluindo atribuições dos técnicos e agentes socioeducativos e o sindicato garantiu que as alterações propostas para agentes e técnicos em nada invade as competências dos especialistas visto que cada atribuição tem suas especificidades sendo um no âmbito da segurança e o outro no âmbito administrativo.
Diante do debate proposto foram feitos alguns acordos entre as partes, quais sejam:
·Trabalhar para inclusão do serviço voluntário para os especialistas, se possível, no Projeto de Lei da Reestruturação;
·No que tange a um possível corte do orçamento, a garantia que a remuneração do cargo dos especialistas tenha similaridade com os ganhos da Assistência Social;
·Compromisso do sindicato em não se opor a criação de uma carreira específica para os especialistas, após os trâmites da Reestruturação da Carreira, caso esta pauta seja demanda da maioria dos especialistas;
·Foi solicitado também ao presidente a participação de um dos integrantes da associação nas reuniões que versam sobre a reestruturação. O compromisso foi firmado desde que se apresentem como Associação dos Especialistas, pois não será admitida invasão de base sindical;
·No que tange ao questionamento das atribuições o presidente do SINDSSE-DF, explicou que é uma demanda dos demais cargos que são de nivel superior, que estão trabalhando para aprovação desta demanda desde 2015, a alteração em nada influencia no cargo do especialista socioeducativo, além de ser urgente a correção de injustiças históricas com os cargos do técnico e do agente socioeducativo, tendo em vista que são cargos de nível superior e precisam ser reconhecidos como tal. Enfatizou ainda que no ano de 2013 os especialistas socioeducativos mudaram as atribuições, deixando similar as atribuições dos gestores da PPGG e não houve questionamentos dos demais cargos. Entendemos que um cargo não deve interferir na demanda do outro.
Solicitamos compreensão da carreira visto que estamos dando um passo rumo a união da categoria para que possamos garantir a tão sonhada Reestruturação da Carreira Socioeducativa. O SINDSSE-DF terá uma reunião com a Associação dos Especialistas e o gabinete do Deputado Fábio Félix nos próximos dias.
Fonte: Diretoria de Comunicação